Jean-Auguste Dominique Ingres

Nascido em Montauban, na França, em 29 de agosto de 1780, o pintor e desenhista Jean-Auguste Dominique Ingres contribuiu com suas obras no período do Neoclassicismo, em especial, ao Romantismo. Seu pai foi escultor ornamentista, estudou primeiramente na Academia de Toulouse, após isso, foi para o ateliê de  Jacques-Louis David, onde tornou-se discípulo do mesmo.

Sua técnica era notada pelo acabamento impecável, cada linha feita com muita qualidade. Igres tem fama de ter, em suas telas, corpos nus e com cenas mitológicas e históricas. Entre seus retratos famosos estão Bonaparte Primeiro Consul, O Pintor Granet, A Bela Célia, e muitos outros. Nos nus temos Banho Turco, A Banhista e A Grande Odalisca.

napoleon-on-his-imperial-throne-jean-auguste-dominique-ingres.jpgBonaparte Primeiro Consul

Recebeu o título de Grande Oficial da Legião de Honra, e, logo depois, terminou uma de suas obras conhecida pelo charme A Fonte. Ele realizou algumas pinturas históricas como Luis XIV e Moliére, obras religiosas, como Virgem Maria. Após suas obras serem destaque, recebeu o título de senador do império. Teve muitos sucessos, assim como derrotas, contudo, ainda assim é considerado um dos maiores nomes da pintura do século XIX. Veio a falecer por pneumonia, na cidade de Paris, em 14 de janeiro de 1867.

Algumas Obras:


Fontes:

http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/JeanADIn.html

http://www.epochtimes.com.br/jean-auguste-dominique-ingres-grande-pintor-seculo-xix/#.WOAHzkUrLMw

http://estoriasdahistoria12.blogspot.com.br/2013/08/jean-auguste-dominique-ingres-29081780.html

http://www.pinturasemtela.com.br/jean-auguste-dominique-ingres-pintor-e-desenhista-frances/


Deixe um comentário